terça-feira, 25 de março de 2014

APARTAMENTO - PORTO ALEGRE/RS
Andréa Pereira - Arquiteta e Urbanista

Este projeto é de um apartamento em Porto Alegre no bairro Moinhos de Vento, no 11º andar, com área de 131 m².
O prédio tem um apartamento por andar, com  um elevador social e um de serviço.
Saindo do elevador social tem o hall que nos leva ao lavabo, living com lareira e churrasqueira e a cozinha com lavanderia e banheiro de serviço.
Saindo do living, tem um corredor que interliga o gabinete com o quarto de vestir com banheiro e banheira (banheiro dele) e quarto do casal com o banheiro dela.
A reforma iniciou durante a construção do edifício. A construtora permitiu várias alterações no layout das paredes durante a construção do mesmo.
A planta original eram 3 suítes, uma cozinha com depósito e nenhum dos banheiros tinha banheira.

Planta Baixa Antes


Planta Baixa Depois


Os proprietários do imóvel são um casal aposentado com netos, ele apreciador de arte, colecionador de quadros, gosta de cozinhar, receber amigos e aprecia o estilo clássico, ela prefere um estilo mais contemporâneo. 
O projeto é contemporâneo mesclado com clássico de acordo com o gosto do casal. A escolha da madeira clássica que é o carvalho americano levemente tingido com veios bem destacados e do mármore na lareira contrapõe com o brilho do piso em porcelanato polido e mescla-se com o rodapé trabalhado mais clássico.

Hall, Lavabo e Living Lareira - Antes






Hall, Lavabo e Living Lareira - Durante





Hall, Lavabo e Living Lareira - Depois

Para o projeto luminotécnico usamos sanca com fluorescente banhando as paredes e cortinas com luz artificial, dessa forma criamos uma iluminação indireta e que valoriza a coleção de quadros do acervo do cliente. Durante o dia a sala tem ótima iluminação natural e a noite criamos vários cenários, quando apagamos ou ascendemos determinados circuitos, além das fluorescentes iluminando os quadros temos embutidos orientados para focar as obras de arte e peças específicas.



Usamos cores neutras para deixar em destaque os quadros da coleção do cliente, os rodapés branco remetendo ao clássico e as portas foram mantidas como a construtora entregou. Os padrões dos tecidos são lisos, com almofadas em seda nas cores gelo, verde e azul.


A madeira carvalho um pouco tingida com seus veios naturais  bem marcados aquece o piso em porcelanato polido no tom bege e o mármore da lareira segue o tom do piso das paredes.
O espesso e convidativo tapete oriental aconchega o ambiente e trás uma cor quente para o piso do living, é clássico e com várias cores.


As mesinhas laterais são em madrepérola e foram escolhidas a dedo acrescentando um diferencial extra ao ambiente com formas arredondas e belo material.


Peças decorativas como cristais, bustos, livros, molduras ornamentadas, arranjos florais e castiçais também remetem ao clássico. 


Living Churrasqueira Antes


Living Churrasqueira Durante


Living Churrasqueira Depois
  
A mesa de jantar envernizada em alto brilho com pé pedestal é clássica e abre acomodando 8 pessoas quando tem mais gente para jantar. As poltronas da mesa tem elegante braço que dão bastante conforto as conversas durante e após o jantar, são estofadas com veludo preto.
O vaso com iluminação direcionado para a planta que irá adquirir um grande porte é de estilo mais contemporâneo.


O bar tem a mesma madeira do móvel da lareira que é o carvalho americano.
O maior destaque do gesso é em volta da churrasqueira.



Cozinha Antes

Como o cliente adora cozinhar, retiramos o depósito e aumentamos a cozinha.



Cozinha Durante



 Cozinha Depois

  

Suite Casal Antes

Transformamos um quarto em quarto de vestir para ele interligado a suíte do casal ao banho dele, onde foi instalado uma banheira.




Suíte Casal Durante

Diminuímos a área de circulação e transformamos a suíte adjacente a suíte do casal em quarto de vestir e banheiro dele, onde colocamos uma banheira e o outro banheiro ficou somente para ela, dessa forma cada um ficou com seu próprio banheiro e closet.




Suíte Casal Depois

O quarto do casal é integrado aos closets.
Os armários dos closets são com portas, nada é aberto para não pegar pó e manter o ambiente clean. 


Em frente a cama tem um painel que embute a TV de LCD e acomoda sapatos.


Ao lado da cama, os criados mudos sob medida utilizam todos os espaços da parede da cama onde o casal tem gavetas e portas para guardar seus objetos pessoais. Dois abajoures diferente, mas que se relacionam mostram o estilo diferente do casal.

   
No closet dela tem pufe baú onde guarda as bolsas e em cima tem almofada tipo futon executado sob medida para sentar e calçar confortavelmente os sapatos.


Foi um pedido do casal cada um ter seu próprio banheiro, e assim fizemos quando integramos o quarto adjacente a suíte master, criamos o closet dele com banheira e com espaço para leitura.

  


Nenhum comentário: