segunda-feira, 9 de julho de 2012

Reforma #1 - Apartamento pequeno requer grandes ideias

Esse projeto foi executado em 2011 e escolhi para ser a primeira postagem, porque acredito ser útil para muitas pessoas, já que os apartamentos estão cada vez menores. A reforma desse apartamento com 58m², localizado em Porto Alegre, foi executada em três meses. Os clientes são um jovem casal que me contrataram com a data do casamento marcada e após a lua de mel foram para o novo lar. Os únicos pedidos do casal a criação de uma lareira à lenha e o aumento do living para a colocação de uma grande tv foram o norte do projeto. Apresento abaixo fotos de como o apartamento era antes da obra.


Antes- para ampliação do living a parede foi eliminada, Após a retirada das paredes ficaram os pilares e vigas.




                 
Depois- Para viabilizar a integração dos ambientes, foi executado sob medida, um móvel entre os pilares com painel giratório e televisão.


O painel giratório abriga a televisão que pode ser assistida de todos os ambientes do living, do outro lado o painel tem espelho iluminado.

 
                                     
        Antes-a primeira foto mostra a sala antes da retirada da parede que era do terceiro quarto. A foto ao lado fiz durante a obra, e mostra em primeiro plano a parede do hall, e a montagem do móvel encaixado entre os pilares, que por serem estruturais, não podem ser removidos.

A foto abaixo mostra a mesma parede do hall de entrada revestida com painel espelhado que esconde a porta de entrada da cozinha. Ao fundo aparece a mesa de Jantar tulipa com tampo em mármore branco e cadeiras giratórias que ocupam pouco espaço, e são muito charmosas.



A foto acima mostra o forro de gesso com formas curvas e iluminação indireta que esconde as vigas existentes entre os pilares e a viga da antiga sacada. Os pilares receberam um tom de violeta forte que combina com o papel de parede.  A cor violeta foi inspirada nas poltronas também giratórias que ficam em frente ao jantar. O papel de parede com as listras na vertical escolhi para criar a sensação de pé direito mais alto e os espelhos usei para refletir a luz natural e ampliar visualmente o espaço.


         Na foto abaixo as poltronas giratórias com estampa floral e formas arredondadas que inspiraram a cor das paredes.



O Móvel da lareira conjuga harmoniosamente com o bar na churrasqueira em madeira laqueada branca, que recebeu acabamento acetinado. A churrasqueira é camuflada por uma tampa de correr com trilho e roldanas cromadas aparentes.

                 A churrasqueira fica escondida atrás da porta deslizante                                                      

A lareira ganha destaque integrando-se ao bar da churrasqueira


    Todo o apartamento foi reformado a foto abaixo mostra como era a cozinha

A foto abaixo mostra a cozinha após a reforma e com os móveis detalhados por mim e executados pela marcenaria Andiara móveis. A caixa da persiana sobre a janela além de esconder o trilho da cortina dá unidade visual ao ambiente.
As fotos abaixo mostram o quarto que antes era da filha do antigo proprietário e que passou a ser do casal.



 As fotos abaixo mostram o quarto pronto. Na cabeceira da cama projetei um armário para roupas dobradas que parece um painel. A bancada em frente à cama tem espaço para o make-up da jovem quando o móvel volante é retirado. O painel que embute a TV e o split tem a textura que imita o linho como também no armário atrás da cama.



                                         

Para ter mais espaço de armários para cabides, que exigem maior profundidade, eliminei a parede que dividia os quartos do casal e hóspedes, dessa forma aproveitei ao máximo cada centímetro. A posição da porta do banheiro também foi modificada ganhando espaço para o living.


                                      


                   A foto abaixo mostra o quarto de hóspedes antes da reforma 


                                                                     
O painel que abriga a tv é o fundo do roupeiro do quarto do casal














   













2 comentários:

Anônimo disse...

ficou lindooo!!!! gostei demais da conta so.agora aqui pra nois quanto custou essa divertida reforma? gostaria de dar um tapa assim na minha cozinha.Atenciosamente Edilma

Unknown disse...

Olá, boa noite! Estava olhando o Blog e sinceramente gostei muito, pois apesar de pequeno seu projeto deu vida ao ambiente com combinações de gesso, luz, mobília e pintura. Na criatividade fiquei impressionado com o living que você ampliou retirando a parede e de quebra introduzindo entre os pilares um móvel sobre medida giratória com TV e espelho, ficou maravilhoso o ambiente deixando moderno e prático.

O tapete da sala com o sofá dão ao ambiente um bom toque de aconchego, bom trabalho com as luzes feitas na sanca de gesso e o granito na bancada ficou muito bom.

Ficou muito mais que uma ótima reforma em um pequeno apartamento e sim ficou um ambiente com personalidade. Parabéns pelo trabalho Andréa!